segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O verdadeiro sentido do Natal

Liliane chegou apressada. Tinha que se vestir para ir trabalhar. Ela cantava no Coral da Igreja e nestes dias atribulados, próximos ao Natal, ela não tinha tempo para mais nada! Havia tantos compromissos agendados, reuniões, festas de confraternização e mais as apresentações do Coral... De fato, o dia precisaria de mais horas, pensou alto.
Mas ela gostava do que fazia, adorava cantar, desde pequenina! Na escola, fazia parte do orfeão. A irmã Rosa sempre a elogiava!
Que época esta!Deveria ser tão tranqüila! Mas não é! As pessoas procurando presentes nas lojas! Os caixas pedindo organização para que todos possam ser atendidos! Xingamentos, palavrões, brigas... Credo! As pessoas ficam histéricas! Só pensam na festa, na ceia, nos presentes... E o motivo pelo qual festejamos o Natal, onde foi parar? Onde está o verdadeiro espírito natalino???
Bem, pensou Liliane, nem mesmo eu fiz nada de importante para festejar o Natal!!! Nem havia comprado o peru!!! Agora bem próximo da data os preços com certeza iriam disparar... Tudo bem, compraria uma ave natalina. Que bom que hoje, elas existem...
Primeiro tenho que comprar os presentes para meus familiares, afilhados... Como está na Bíblia, em Mateus: “Primeiro os teus”... Preciso achar um tempinho, preciso programar. Minhas compras...
Que bobagem destes religiosos, andar cantando em hospitais, asilos e creches??? Eles tem cada uma!!! Se bem que... Quando cantamos no hospital hoje pela manhã, na ala do câncer infantil, para as crianças estavam fazendo quimioterapia. Tão pequenos... Sofrendo tanto! Pobrezinhos. Cheguei perto da cama de um menino, franzino, cabecinha raspada, devia ter nove anos. Não mais. Ele encolheu-se todo e ficou me olhando assombrado. Pisquei para ele e cantei alegremente junto com as demais componentes do Coral, a canção Boas Festas... O menino respondeu a minha piscadela e vi, no fundo de seus olhinhos, brotar a esperança...


Deixei o Coral sair e voltei. Peguei na sua mãozinha e disse-lhe:
- Tudo vai passar. Tudo vai ficar bem!
Ele sorriu para mim e respondeu:
- Agora, tenho certeza que vou me curar, pois Jesus mandou seus anjos me confortarem... O que??? Anjos... Chorei, chorei muito. As lágrimas ofuscavam minha visão!!!
- Não chora moça... Você não está doente!!! Beijei sua mãozinha e sai dali com o espírito dolorido...
Epa! Mas perai! Não é este o verdadeiro espírito do Natal? Claro Devolver a esperança a quem precisa, fazer sorrir uma criança, abraçar com carinho os velhinhos que não tem mais família... Caridade, fraternidade, amor. Estes são os presentes mais apreciados pelo menino Jesus...
Tomara que todos compreendam isso!!! Como eu compreendi!
Liliane chegou sorrindo no escritório. Viu passarinho verde? Perguntou a colega, brincando...
- Não! Respondeu, mas descobri o verdadeiro sentido do Natal!!!
Quer saber qual é?

Nenhum comentário: