quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Religião pre-cristã

Segundo os autores do Livro Wicca Essencial, Paul Tuitean e Estelle Daniels, e colocados numa reportagem da revista Planeta, Wicca é uma religião que difere das cristãs por por ter poucos dogmas e doutrinas e apresentar um conjunto mais geral de princípios fundamentais que orientam a vida dos seguidores. A rede wicaniana (palavra inglesa que traduzida é conselho ou conjunto de regras),  a Lei de Três, a regra de ouro e o conceito de escuridão. O princípio orientador da rede diz que podemos fazer o que quizermos desde que não prejudiquemos ninguém, nem a nós mesmos isto adverte ao número infinito de consequências de cada ato que praticamos. Devermos refletir muito sobre as nossas ações e as possíveis reações que delas resultarão. Por isso, um wiccariano respeita a natureza e amadurece a idéia de não competitividade com vistas a sucesso e posição social elevada. Deve praticar ações que não afetem a outras pessoas e a nós mesmos. Considera que a omissão pode causar um mal maior. Considerando o mal como ação negativa .
A Lei de Três orienta o comportamento cotidiano. Tudo que fizerdes voltará triplicado. Se der amor ou ódio estes voltarão para nós triplicados. Sabem que podem usar a magia, mas sempre para o bem e nunca para prejudicar o próximo.
A regra de ouro: "Faça aos outros tudo que queres que te façam". Embora as pessoas queiram ser tratadas de formas diferentes, a regra de ouro sugere que devemos pensar sobre as nossas ações e assumir a responsabilidde pessoal por elas e por suas consequências, entender-se com seus atos e enfrentar os seus erros. Se erram, examinam por que erraram e procurar evitar erros semelhantes no futuro. Se possível, reparam tudo no presente
Conceito de Escuridão: Os wicanianos têm um conceito de morte que é decorrente da vida, que não deve ser temido nem combatido, mas compreendido e respeitado por seu papel essencial. A morte(escuridão) e a destruição são processos naturais, mas quando se tornam ações específicas com vistas a fins pessoais eles podem ser chamados de males. O mal é intencional. Se observarmos o exemplo de um rio que excede suas margens devido a chuvas, invade uma casa e a destroi(é um mal da escuridão) porém é uma força natural. Mas se a casa for deliberadamente dinamitada com o objetivo de ferir é uma ação maléfica. O que importa não é apenas o ato mas a intenção que está por traz do ato. Outra característica dos wicanianos, eles são liberais com relação à sexualidade e modos de vida alternativos, mas preservam a inocência das crianças. Não É PERMITIDO NEM UM TIPO DE ABUSO CONTRA A CRIANÇA. ELES CREEM NA REENCARNAÇÃO E NO CARMA E ISSO ELIMINA CÉU INFERNO E PURGATÓRIO. Escolhem um deus e uma deusa protetora, mas eles não estão lá no céu olhando para nós aqui embaixo. Têm uma relação pessoal com os deuses, falando com eles e recebendo orientações e ensinamentos. Não há intermediários(Santos) e a maioria acredita que a divindade pode ser masculina ou feminina. Outros são dualistas, pensam que uma polaridade não pode existir sem a outra. Cada um pode escolher as divindades específicas que querem cultuar.
As premissas dessa religião pré-judaico-cristã são bem atuais e, se praticadas como filosofia de vida, só podem contribuir para melhoria do homem moderno. Jesus Cristo também pregou que "não devemos fazer ao próximo o que não queremos que façam a nós mesmos". Os dez mandamentos se resumem em dois "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nos mesmos."

4 comentários:

Elenara Stein Leitão disse...

Bem interessante. Eu pessoalmente não gosto de seguir um único caminho, seja ideológico, seja religioso, mas aprendi em casa exatamente isso que pecado era o mal intencional.
Gostei de ler. Bem explicativo e aprendi algumas coisas que não sabia.
Beijos

Vera disse...

Também penso que o dito "pecado" só existe quando é praticado deliberadamente, quando agimos "com a intenção de". O erro ou pecado só é acusado pela nossa própria consciência.

bjs!

Cássio disse...

Esse negócio de valorar a "intenção" parece até coisa do nosso sistema jurídico... hehe

Mônica Ribas disse...

Obrigada por tentar esclarecer aos outros o q vem a ser a wicca. Eu sou uma wiccan e me encontrei quando descobri a bruxaria. A gente ñ se torna wiccan, nasce assim e se descobre depois. Abençoados sejam todos!! Fiquem com os Deuses. Paz, amor e boa intuição!!!