quarta-feira, 1 de julho de 2009

Viagens

Minha primeira viagem a Europa, estava convalescendo de uma cirurgia para extirpação de um câncer de mama. Cirurgia esta, realizada com grande sucesso. Não sei falar inglês, arranho um pouquinho no espanhol, pois nasci na fronteira do Brasil com a Argentina. Lá se fala o que denominamos "portunhol" que é uma mistura de espanhol com português, uma mixórdia que por lá todos entendem. Mesmo sabendo que poderia passar por muitos percalços, decidi que faria essa viagem. Fui muito incentivada por meus filhos, noras e genro. Não me arrependi e digo mais, foi uma das melhores coisas que me aconteceram nos últimos tempos. Se alguém que me lê se achar velho, deprimido, doente, faça uma forcinha e viaje. A viagem alarga nossos horizontes e nos faz mais felizes. Não pensem no que pode acontecer, pois imprevistos acontecem em qualquer lugar do mundo. Tenha a coragem de correr riscos, eles nos fazem viver plenamente.
Saímos, meu marido e eu, de Porto Alegre, voando Gol para São Paulo; de lá fomos para Argentina porque viajaríamos pela companhia Aerolineas Argentinas. Quando saí de Porto Alegre fui cantando baixinho a musica Sr "quão grande és tu". Parecia inacreditável que eu tivesse passado pelas portas da morte e estava agora ali, saudável, bonita feliz, fazendo uma viagem muito sonhada. Eu estava ali eu fora a escolhida!!! Quando nos dirigíamos para o embarque, achei interminável aquele túnel que nos leva ao avião iríamos cumprir a maior etapa da viagem. Acomodamo-nos e ao nosso lado sentou-se um simpático moço que vinha de São Paulo e iria para Espanha fazer o caminho de Santiago. Logo nos colocou à vontade conversando conosco sobre os aspectos da vida da economia política e de religião. Adoramos sua companhia, depois veio o sono . Dormimos e acordamos já chegando a Madrid. Alí foi caos. A gente não sabia onde mostrar os passaportes. As pessoas iam e vinham... como num carrossel estonteante... precisávamos embarcar dentro de uma hora, pois em Paris nos esperava alguém, com nosso nome numa plaqueta. Foi só na última chamada que conseguimos achar o portão de onde sairia o avião para Paris.
Ficamos nos últimos assentos, bem atrás, sacudia o tempo todo... Pedimos uma água mineral e fomos surpreendidos pela cobrança!!! Os serviços de bordo são todos pagos na Europa!!! Uffa!!! Mas pelo menos estávamos a caminho do destino. Chegáramos a tempo de encontrar o senhor que nos esperava e conduziria até o hotel.
Desembarcamos e pronto!!!Lá estava o dito senhor com nossos nomes bem á mostra!! Quis nos explicar no meu espanhol arrevesado... Mas por sorte ele era portugues e já tinha morado uns meses na Bahia. Batemos um papo legal até o hotel. À noite fomos conhecer Paris Iluminada. É de uma beleza nunca vista... Meu coração aos saltos, embriagava minha alma pela beleza da noite iluminada em Paris... Depois conto mais...

Um comentário:

Elenara Stein Leitão disse...

Adorei! Esxtou louca para ver o resto !
Beijos
Elenara