domingo, 7 de abril de 2013

O domínio do poder

Com o olhar focado na História poder-se -a  observar, que o homem em todas as épocas buscou o poder.Através do poder ele tem o domínio de todas as situações.Jogava-se em  batalhas insanas na busca do poder ,da glória da satisfação íntima.
Mas o poder por sí só não traz tranquilidade como  constataram muitos poderosos,imperadores ,reis e Faraós Para maioria deles o poder lhes enfraquecia pois temerosos  de perde-lo   ,tornavam-se medrosos,doentes e  assustados  Temerosos da rede de intrigas e traições ,os poderosos  entregavam-se as mais torpes atitudes que muito os assemelhavam a animalidade.Muitos destes conquistadores morreram pobres e esquecidos.
Mas o que é o poder? Numa  visão simples o poder seria  o domínio dos mais  fortes sobre os mais fracos.E o porque  há   fracos?
Reportando a História ela nos  diz que ,em determiada etapa da vida,algumas pessoas cercaram suas terras e começaram a plantar.Sobreveio que ,se  se plantassem mais  e produzissem mais seriam mais respeitados pelos demais.Aos poucos  começaram a entender que precisariam de mais  gente para o trabalho! A produção aumentou,   produção sobre produção.Surgiu assim a" política do excedente"Produzir mais,monopolizar culturas agrícolas.Para  isto porém algo seria imperioso:a mão de obra para o trabalho.Que aconteceu? Necessário se fez avançar sobre as terras do vizinho,travar batalhas e escravizar os vencidos,tomar suas terras e utilizá-as para o plantio O vencedor era o dono do poder.
Mesmo que os vencidos fossem povos,com suas próprias culturas,suas histórias e suas crenças,nada disso fora respeitadoPovos  que viviam livres como os negros e indios ,não foram poupados!
E a triste constatação"povos podem ser escravisados.E a escravidão denegriu séculos da história da humanidade.Após  entramos na era da industrialização.O todo poderoso passou a ser o industrial!
A escravidão foi abolida,no papel mas continua aínda sob um novo nome"democracia"
Nas industrias os empregados são obrigados a trabalhar horas seguidas,de sol a sol sob um salário miseravel fazendo trabalho automático.Foram usados o trabalho da mulher e do menor ,pela metade do preço pago pelo trabalho de um  homem, para  trabalhar nas fábricas textis! Quem lucra com isso? os poderosos.
Com o novo envolucro de democracia  somos livres,para ir  e vir,passar pelos paises,adquirir vestuários e perfumarias.Mas não podemos  escolher nossos próprios destinos.Isto porque existe um poder centralizador que domina,através da força armada, das religiões, da cultura ,do patriotismo exacerbado.Nascemos livres mas dentro de uma sociedade  que não os permite ir além ds convenções estabelecidas A ordem é: manda quem pode obedece quem precisa!
 Há  porém uma certa incongruência quando se fala de ricos e pobres.Poderosos e não poderosos.Quando se diz que  o menos afortunado precisa de ajuda para sair da pobreza não se está referindo em destruir os ricos e  destitui-lhes de suas posses,o que se está a indicar é que haja melhores condições de possibilidades reais para que todos   possam desenvolver suas  habilidades numa forma mais  equâname de oportunidades,  para que a diferença fique menor e mais  justa,porém isto não está nos planos  dos poderosos!Não cabe nos seu entendimento!
Nascemos dentro da sociedade com os padrões estabelecidos.Comandantes e comandados,os  últimos servem de massa de manobra para o alcance dos objetivos dos primeiros!
Será que haverá   algum dia chance de mudar esta triste constatação? Difícil de avaliar...Mas condenar milhares de crianças  inocentes à morte.pela fome ,falta de atendimento  hospitalar,de recursos de toda ordem.como acontece  nos paises do terceiro mundo em favor de uma minoria cuja ganância não tem limites.Não é justo,não é decente ,não é humano...
Deveria ser um dever de nossos governantes lutar por uma sociedade mais justa! Mas o que se tem notícia é que nossos representntes se envolvem em negociatas em conchavos políticos para se manterem no poder e na maioria das vezes  postulando em causa própria ,desvinculado do cumprimento das pomessas feitas junto ao povo! É aterrador ,para não se dizer menos Mas o poder sobe  cabeça  de  todos.O poder ,o grande senhor de todos os tempos...



Nenhum comentário: