sábado, 29 de novembro de 2008

Feliz Natal


O Natal é festa cristã,relembra o nascimento de Jesus e nesta época ficamos sensíveis aos apelos de fraternidade ,de amor e de paz. Devertíamos ter sempre este sentimento pois ele valida o nosso viver.

Feliz Natal a todooooosss!

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

O sentido da vida.

No Universo conhecido, só o Homem pergunta pelo sentido da vida!

Pela visão da filosofia, veremos que não encontraremos a resposta. Pois que, para a filosofia, o importante é a perspectiva de um novo problema e não a solução. Para o poeta alemão Herman Hesse, “a vida é sem sentido, cruel, tola, mas maravilhosa”. Simone Beauvoir diz “que sentido tem a vida se é destruída radicalmente, as obras humanas, a beleza da vida. Tudo, a vida é absurda”.

Para muitos, o sentido da vida é praticar a caridade, haja vista as comunidades religiosas. Para outros, adquirir prestígio, ou mesmo criar algo perene...

Devemos, no entanto, considerar que toda a fama terrena é temporária, após a morte, não teremos mais nenhum proveito disso, pois que até o nosso próprio corpo material deixamos!!!

Qual a vantagem de construir impérios de coisas materiais, em detrimento da saúde, da sanidade mental e do prejuízo ao meio ambiente? Que futuro estaremos descortinando para os nossos descendentes? Qual é o sentido da nossa vida aqui e agora? Alguns pensam que viverão através de seus filhos, ou de fundações/impérios associados a seu nome.

Mas o que é um nome, daqui a cem anos? Como estarão as fundações naquele tempo?

Outros pensam que se eternizarão através de livros, poemas ou memórias... mas o que a pessoa que escreveu estará usufruindo disso? Casemiro de Abreu, grande poeta, onde está agora? Qual foi realmente o sentido de sua vida? Viver exilado, sentindo saudades dos seus. Este seria o sentido da sua vida? Como viveu? Morreu tão jovem...

Entrou para a Literatura, mas ele sabe disso? Enquanto vivia, o que usufruiu dessa literatura?

Como comenta Max Klin na reportagem “Tempos de Mudança”: “Nos acostumamos a raciocinar em medida de tempo curto!”

Gandhi: “a marcha inflexível dos acontecimentos políticos mundiais salienta, inexoravelmente, a verdade de que, sem visão espiritual, um povo perece. A Humanidade desenvolveu um obscuro senso de insegurança, e até de insubstancialidade de todas as coisas materiais. Para onde poderá ir o homem agora? Para a sua fonte e origem: o espírito dentro do próprio ser humano”.

A busca do caminho espiritual perdido, do autoconhecimento, do amor e do perdão. A confiança no bem e a auto-confiança nos darão tranqüilidade para observarmos os nossos erros e aprender com eles a valorizar os nossos acertos.

O homem moderno conquista a Terra e o espaço, faz viagens à Lua, explora o cosmos, domina tecnologias avançadíssimas. Consegue luxo, riqueza, está no ápice das conquistas externas. Está feliz? Não. Não está! Domina o mundo, mas não tem domínio do seu próprio eu. Está em estágio bem atrasado, quase na era das cavernas, conquanto ao espírito. Animaliado, brutalizado, violento e mau... mas será que o homem é mesmo assim?

No momento em que voltar suas buscas para dentro de si mesmo, o dia em que trocar o eu pelo nós, o meu pelo nosso, o mal pelo bem, o ódio pelo amor, quando aprender a perdoar,estará iniciando a descoberta rumo ao sentido da vida.

Neste momento, endenderá que é possível viver feliz e realizado no mundo transformado numa grande nação. Todos trabalhando pelo bem comum. Ninguém tirando proveito do próximo, mas aprendendo com ele para melhorar a convivência dos grupos na busca da realização pessosl e do bem comum. Utopia, talvez, ms a única chance de uma transformação nesta sociedade que já se demonstra falida, porque sustentável com valres falsos que colocam o dinheiro acima de todos os valores morais e éticos dos povos e confundem as pessoas.

O homem tem uma missão aqui na Terra: viver de tal maneira que sua vida sirva de exemplo para as populações mais jovens.

Muitos dirão: o mundo está mudando constantemente. Como será o mundo do futuro? Será aquele que devemos começar agora...

Uma mudança de dentro para fora, com base nos valores de amor, paz, fraternidade e perdão.

O sentido da vida é viver de tal maneira que possamos fazer e sermos felizes, numa sociedade justa e fraterna.