sexta-feira, 7 de novembro de 2008

O sentido da vida.

No Universo conhecido, só o Homem pergunta pelo sentido da vida!

Pela visão da filosofia, veremos que não encontraremos a resposta. Pois que, para a filosofia, o importante é a perspectiva de um novo problema e não a solução. Para o poeta alemão Herman Hesse, “a vida é sem sentido, cruel, tola, mas maravilhosa”. Simone Beauvoir diz “que sentido tem a vida se é destruída radicalmente, as obras humanas, a beleza da vida. Tudo, a vida é absurda”.

Para muitos, o sentido da vida é praticar a caridade, haja vista as comunidades religiosas. Para outros, adquirir prestígio, ou mesmo criar algo perene...

Devemos, no entanto, considerar que toda a fama terrena é temporária, após a morte, não teremos mais nenhum proveito disso, pois que até o nosso próprio corpo material deixamos!!!

Qual a vantagem de construir impérios de coisas materiais, em detrimento da saúde, da sanidade mental e do prejuízo ao meio ambiente? Que futuro estaremos descortinando para os nossos descendentes? Qual é o sentido da nossa vida aqui e agora? Alguns pensam que viverão através de seus filhos, ou de fundações/impérios associados a seu nome.

Mas o que é um nome, daqui a cem anos? Como estarão as fundações naquele tempo?

Outros pensam que se eternizarão através de livros, poemas ou memórias... mas o que a pessoa que escreveu estará usufruindo disso? Casemiro de Abreu, grande poeta, onde está agora? Qual foi realmente o sentido de sua vida? Viver exilado, sentindo saudades dos seus. Este seria o sentido da sua vida? Como viveu? Morreu tão jovem...

Entrou para a Literatura, mas ele sabe disso? Enquanto vivia, o que usufruiu dessa literatura?

Como comenta Max Klin na reportagem “Tempos de Mudança”: “Nos acostumamos a raciocinar em medida de tempo curto!”

Gandhi: “a marcha inflexível dos acontecimentos políticos mundiais salienta, inexoravelmente, a verdade de que, sem visão espiritual, um povo perece. A Humanidade desenvolveu um obscuro senso de insegurança, e até de insubstancialidade de todas as coisas materiais. Para onde poderá ir o homem agora? Para a sua fonte e origem: o espírito dentro do próprio ser humano”.

A busca do caminho espiritual perdido, do autoconhecimento, do amor e do perdão. A confiança no bem e a auto-confiança nos darão tranqüilidade para observarmos os nossos erros e aprender com eles a valorizar os nossos acertos.

O homem moderno conquista a Terra e o espaço, faz viagens à Lua, explora o cosmos, domina tecnologias avançadíssimas. Consegue luxo, riqueza, está no ápice das conquistas externas. Está feliz? Não. Não está! Domina o mundo, mas não tem domínio do seu próprio eu. Está em estágio bem atrasado, quase na era das cavernas, conquanto ao espírito. Animaliado, brutalizado, violento e mau... mas será que o homem é mesmo assim?

No momento em que voltar suas buscas para dentro de si mesmo, o dia em que trocar o eu pelo nós, o meu pelo nosso, o mal pelo bem, o ódio pelo amor, quando aprender a perdoar,estará iniciando a descoberta rumo ao sentido da vida.

Neste momento, endenderá que é possível viver feliz e realizado no mundo transformado numa grande nação. Todos trabalhando pelo bem comum. Ninguém tirando proveito do próximo, mas aprendendo com ele para melhorar a convivência dos grupos na busca da realização pessosl e do bem comum. Utopia, talvez, ms a única chance de uma transformação nesta sociedade que já se demonstra falida, porque sustentável com valres falsos que colocam o dinheiro acima de todos os valores morais e éticos dos povos e confundem as pessoas.

O homem tem uma missão aqui na Terra: viver de tal maneira que sua vida sirva de exemplo para as populações mais jovens.

Muitos dirão: o mundo está mudando constantemente. Como será o mundo do futuro? Será aquele que devemos começar agora...

Uma mudança de dentro para fora, com base nos valores de amor, paz, fraternidade e perdão.

O sentido da vida é viver de tal maneira que possamos fazer e sermos felizes, numa sociedade justa e fraterna.

3 comentários:

Elenara Stein Leitão disse...

Uma satisfação te ler aqui. Um texto perfeito, bem escrito e que espelha a pessoa incrível que tu és.
E as utopias começam pelos primeiros sonhos, e depois vão crescendo, crescendo e trazem as mudanças. Oxalá possamos ver um pouco delas.
Beijos
Elenara

Angela Rosana disse...

Parabéns pelo blog!!!
Adorei teu texto, estamos mesmo em busca do verdadeiro sentido da vida.
E, sem dúvida, ele não se desvia de sermos felizes ao lado de quem amamos.
Torço sempre por ti, beijo te amo
Ro

Vera disse...

Obrigada minhas queridas sobrinhas.Realmente quem não sonha já começa a morrer...Precisamos sonhar e batalhar para um futuro melhor para nossos descendentes e para e para o mundo onde eles irão viver.Amo vocês bjs tia Vera