domingo, 27 de junho de 2010

A paixão tem seu preço

Laiza, mulata vaidosa, gostava de vestir-se bem. Sua mãe era costureira e fazia lindos vestidos para ela. Dona de um corpo escultural, que deslumbrava os homens quando fazia a entrega dos vestidos encomendados pelas grandes damas da sociedade. Havia sempre um comentário quando de sua passagem. Como uma menina tão jovem pode ser tão sensual???
Laiza era saudável, gostava de festas, namoricos e pinturas. Era capaz de trocar um vestido por um baton, rouge ou algo que lhe ressaltasse, tornasse mais marcante seu lindo rosto...

A moda entre os mais abastados era procurar casas à beira mar para passar os períodos de férias. Dona Neiva nunca deixou Laiza acompanhar suas clientes nestes passeios. O máximo que lhe permitia era andar de bicicleta e com roupas adequadas, como exigia o Esporte. Um short bem comportado!!!
O pai de Laiza, mulato pobre mas distinto, começou a temer pela reação que a beleza e a graça da filha despertava nos homens. Não demorou muito e começaram a aparecer os pretendentes... Ela ria e dizia: “Pai, eu não estou interessada em namorar, pode ficar sossegado”. Sossegado ele? Estava sim era preocupado, daí a pouco, faria a festinha de seus quinze anos e daí? Era preciso que Laiza encontrasse um homem trabalhador e sério para casar. Estamos em época de guerra e as mulheres vão ficar cada vez mais sozinhas, ao que tudo indicava. O Brasil também seria convocado a entrar, a qualquer momento, nesta guerra... Pensava ele...
Não demorou muito, uma vizinha viúva e com quatro filhos moços veio morar na mesma rua da casa de Laiza.
Todos os rapazes trabalhavam, dois com mercearia, um com padaria e o outro servia o exército. Este último, o mais malandro de todos era enfermeiro!! Bonito, alegre com belos olhos castanhos... Era um boêmio, insinuante e conquistador.
No dia da realização da festa do aniversário de Laiza, a familia foi convidada e todos compareceram!!!
Laiza estava linda, num vestido florido com mangas longas e um generoso decote nas costas, moda proposta pela modelo e atriz Greta Garbo. O visual sofisticado não combinava com a idade da mocinha. Mas “moda é moda”, pensava sua mãe! Para as loiras da época o modelo era Marlene Dietrich!!!
Laiza não tinha nenhum namorado, mas seu coraçãozinho já tinha dono! Desde que vira o enfermeiro, não parava de pensar nele, via nele tudo de bom, charmoso, bonito, cantava e tocava como ninguem!!! Era preferido pelas solteiras da região.
Ele acompanhou, no violão, o parabéns, cantado para ela.

Depois pediu licença para tocar um dos sucessos de Carmem Miranda, em homenagem à aniversariante. Foi solicitado a tocar outras melodias de Dircinha e Linda Batista, que eram sucesso das cantoras de rádio.
Já passava da meia noite quando os convidados começaram a se retirar, Laiza estava na sacada, sentindo a brisa leve e fresca da noite e agradecendo às estrelas o sucesso da festa!!
Alguém lhe enlaça os ombros e pergunta: “Sozinha?”
Seu coração parou, ou quase!
- ahn!

Foi só o que disse!
Enlaçou-a pela cintura e falou:

-Juro pela estrela mais brilhante do céu que nunca mais ficaras sozinha!
O coração batia tresloucado, quase a sufocando... Ela estava em seus braços e a vida era maravilhosa... Ele sussurrou mais algumas palavras de amor ao seu ouvido e ela encheu-se de alegria jubilosa!!
Pediu licença para namorá-la e começou a frequentar a casa. Cantava só para ela, dançava só com ela. Só havia festa para ele, enquanto estivessem juntos. Foi granjeando a simpatia da família, até que começaram a ter mais tempo a sós.
O rádio lançava notícias sobre a guerra, as atrocidades cometidas por Hitler.

No Brasil, a revolução Constitucionalista acaba, com a instituição do Estado Novo.
Mas a vida não para... nem diante da guerra, nem diante do amor.
-Grávida?
Perguntou-lhe sua mãe. “Que vergonha para nós? Que dirá seu pai?”
O pai ficou tão abalado que tentou suicídio. Expulsou Laiza de casa!!! O noivo há duas semanas não aparecia...
Quando foi procurá-lo, ele lhe disse:
-Querida eu não conseguirei prender-me a uma vida de casado!!
-Mas eu não tenho para onde ir?
-Casar até caso, mas não te prometo que mudarei meus hábitos!
Casaram numa cerimônia simples, apenas os pais e padrinhos. Ela foi morar com a sogra, já que os outros filhos estavam noivos e, logo, logo, deixariam a casa só para eles.
Os sonhos da mocinha caíram por terra quando ele voltou de manhã, da farra, com os amigos boêmios, na noite do casamento!!!
Laiza chorava, perguntando-se:
- O que havia de errado? Porque ele já não era mais o mesmo?
Ele como bom malandro, desculpava-se lhe beijava e ela esquecia tudo!!
Passara-se um mês... Era o primeiro aniversário de casamento. Colocou uma mesa bem bonita com velas e flores. Ficou a esperar-lhe.
A vela acabou, a comida esfriou e ele não apareceu.
Não voltou por três dias.
Como uma sombra ela procurava por ele. Ninguém sabia ou queria informar. A sogra nada disse, manteve-se calada.
Laiza foi sentindo um vazio enorme, sua cabeça parecia oca. Ficou tudo escuro e ela caiu!!Não resistiu a curetagem, morreram: Ela e a criança... .
Um vulto todo de preto, abriu alas no enterro. Ele queria vê-la!!!
Saia daqui gritou a mãe desesperada! saia seu monstro!
Perdão, Laiza perdão!!!
Mas ela já não podia mais ouvi-lo!!!
Uma música, ouvia-se ao longe, como fosse a resposta de Laiza:
"Monstro tirano porque vens agora? Lembrar-me as mágoas que por ti passei?
Lá neste mundo em que vivi chorando... Desde o momento que te vi e te amei...”