domingo, 9 de março de 2014

Definição de papeis ,uma estratégia que pode dar certo...

   A mulher sempre teve uma participação ativa  na  vida familiar.desde a antiguidade até os dias atuais.Sua posição de companheira e mãe  já não lhe bastava como pessoa.Decidida foi as ruas e lutou pela sua independência pela igualdade de seus direitos e conquistou uma nova posição na sociedade.
   O papel do homem como provedor da familia já não existe mais.A mulher, não depende financeiramente do homem para viver.
    Isto porém, não aconteceu por acaso, mas em  árduas lutas e sacrificios,como aconteceu em 8 de março de 1857, onde foram queimadas vivas 130 tecelãs, numa fábrica de Nova Iork por reivindicarem salários iguais aos dos homens e redução do horário de trabalho de 16 para 10 horas.Neste tempo o machismo servia à exploração social. Mas este dia trágico rendeu uma homenagem a mulher.Um dia consagrado a ela : O dia  Internacional da mulher
   Os avanços da  mulher, foram paulatinos.A  história  deixa de registrar grandes feitos,.por serem protagonizados por mulheres .Haja visto,a grande guerreira Joana D arc,.a cientista Mary Curie com seus estudos sobre a radioatividade e aqui mesmo no Brasil,pouco se fala, sobre a primeira desembargadora,Maria Helenice Dias,num tribunal,à época, totalmente machista.
   Estes são ,apenas alguns poucos casos  dos muitos que existem, que demonstram a inteligência e a lutas  das mulheres!Mulheres estas, que não esmoreceram diante de ameaças !Que exercem hoje as mais variadas profissões! Que com a mesma desenvoltura assumem os cargos  simples ou complexos ,em igualdade aos  homens ,chegando até mesmo a  Presidência de países..
   Esta nova condição da mulher ,tem gerado uma certa insegurança no chamado sexo forte Até então acostumado e atrelado aos antigos conceitos de domínio e poder .Ele perdeu a tranquilidade  está  inseguro quanto a sua nova maneira de agir! Há uma reação masculina, em consequência desta nova mulher,que indefine o seu papel  A fragilização masculina se evidencia e exterioriza de diversas formas.Uma delas infelizmente é a violência,onde o predominio da força física, ainda é maior
    Uma constatação,porém  se faz  imperativa;Esta nova configuração de sociedade veio para ficar,não  permite retrocessos  Há de se convir então que  homens e mulheres deverão redefinir seus papeis dentro desta nova  sociedade!
   ,O homem, embora receoso ,conta com uma nova oportunidade  de abandonar o excesso de racionalidade e deixar emergir  aquela sensibilidade até então desconhecida e reprimida pelo  rigor das antigas funções.Os homens podem e devem  estravasar suas emoções como qualquer ser humano..
    Não se fala  aqui de inversão de papéis mas de uma nova definição destes ,um ajuste nestes novos papeis sociais.
    O momento deve ser  de aproximação de homens e mulheres que uma vez motivados pelas tarefas domésticas e pelo acompanhamento da educação dos filhos oportunizem-se uma relação de ternura e companheirismo, que surgirão quando aparados os desníveis destas relações , passando as mesmas terem maior qualificação.
O ideal é que, homens e mulheres, não disputem entre sí em clima de competição,Todos sairão ganhando se houver a compreensão, que o mundo mudou e que não há mais lugar para  convenções sociais ultrapassadas e  nem para preconceitos!!!
   Vivemos o início de uma nova era,uma nova sociedade emerge e se cristaliza!Para evitar sofrimentos é conveniente para todos,homens e mulheres tomem consciência disso e juntos  de mãos dadas comecem a delinear um novo horizonte de união,de compreensão e de amor